Gerenciamento de facilidades

Publicado em 19 de setembro de 2010

A expressão “gerenciamento de facilidades” ainda é pouco conhecida no mercado imobiliário brasileiro, embora seja do conhecimento dos grandes investidores, especialmente aqueles classificados como institucionais, uma vez tratar-se de uma atividade de vital importância à preservação do valor dos ativos imobiliários.

Trata-se de uma tradução da expressão inglesa “facility management” e pode ser definida como “o planejamento e operação de processos eficientes, integrando edificações, equipamentos e serviços, visando dar suporte às pessoas, para efetiva consecução dos propósitos das organizações”, estando ligada diretamente ao conjunto de serviços de uma edificação, impactando na qualidade, eficiência e custos de operação de prédios corporativos ou públicos.

Ao longo dos últimos anos essa atividade se consolidou no continente europeu, resultando em um novo ramo profissional, cujo montante de recursos envolvidos é estimado em 650 bilhões de euros, o que também vem acontecendo nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Oceania.

Trata-se de um mercado ligado diretamente à operação dos ativos imobiliários, que congrega uma gama enorme de empresas, especialmente prestadoras de serviços, nos segmentos de limpeza, segurança, manutenção, entre outros, além daquelas ligadas às novas tecnologias, como automação predial e engenharia de sistemas.

Nesse sentido, é fundamental a adequada análise das informações técnicas referentes à operação de uma edificação, especialmente quanto ao nível de detalhamento, que é diretamente relacionado à funcionalidade requerida para as instalações, como, por exemplo, a monitoração da rede elétrica, fator desconsiderado em escritórios de nível médio, mas essencial em um centro de computação.

Tudo isso tem impacto direto no valor de um empreendimento imobiliário, que não decorre unicamente do custo de construção, mas deve ser visto como sua capacidade de geração de renda, o que está relacionado diretamente à sua manutenção, conservação e adequação aos requisitos físicos e inovações tecnológicas que o mercado impõe.

No Brasil, o cenário atual é totalmente promissor ao implemento dessa atividade, que se mostra ainda incipiente, mas dá sinais de prosperidade, em função do crescimento acelerado das grandes metrópoles, aliado às perspectivas que se avizinham com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Surge, assim, a figura do profissional de facilidades, que tem por finalidade o planejamento e a operação de processos eficientes, cujo propósito é a integração entre a edificação, seus equipamentos e os serviços a ela inerentes, dando suporte a seus usuários, que se aplicam a edifícios comerciais, hospitais, universidades, shopping centers e outras grandes edificações, mostrando-se um promissor campo de trabalho em um mercado emergente.

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030 (31)99180-8338

^