Em 2007, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) completou cinco décadas de existência, tendo a entidade surgido, primordialmente, para desenvolver normas técnicas para o setor, no entanto, sua área de atuação não se resume a isto e engloba a congregação e o suporte a entidades estaduais, o processo de reciclar e dinamizar as informações e novidades sobre avaliações e perícias, mantendo seus filiados a par do que existe de melhor na área, a organização de cursos, eventos, congressos, seminários, além da defesa dos direitos e interesses da classe, bem como zelar pelo comportamento ético-profissional.
Aproveitando o momento, relembremos um pouco o processo que acabou por originar o Instituto quando, em 1949, em Lima, no Peru, foi organizada a I Convenção Pan-Americana de Avaliações, tendo originado a Oficina Permanente Panamericana de Valuaciones, que visava congregar as associações de avaliadores já existentes na América.
Durante a realização da segunda edição da Convenção Pan- Americana de Avaliações, a presença de engenheiros brasileiros foi marcante, tanto que a próxima edição do evento foi marcada para São Paulo sendo que, anteriormente à sua realização, foi criado o Instituto de Engenharia de São Paulo, e no Rio de Janeiro, o Instituto de Engenharia Legal do Rio de Janeiro.
Após a III Convenção Pan-Americana de Avaliações, decidiu-se criar uma entidade com maior independência e vida jurídica própria. Assim, na IV Convenção Pan-Americana de Avaliações, em Chicago, 1957, foi criada a Unión Panamericana deValuacion (UPAV), no lugar da Oficina Permanente Panamericana deValuaciones, onde na recém- criada entidade, cada país poderia contar com apenas uma entidade representativa e, no biênio 2007/2008, o IBAPE sedia a Junta Diretiva, de caráter itinerante, no país que sediou o último congresso panamericano, ocorrido no Brasil em 2006.
Nessa época, entretanto, as normas ainda não eram bem- fixadas, existindo no país, em 1952, no Departamento de Engenharia da Caixa Econômica Federal de São Paulo, o qual era chefiado pelo Dr. Daro Eston de Eston, normas que passaram a ser utilizadas em suas avaliações e, no fim do mesmo ano, o Dr. Augusto Luiz Duprat elaborou um ante-projeto de Normas e Avaliações de Imóveis, que foi submetido a exames da ABNT, que se prolongaram por quatro anos, resultando, em 1957, no Ante-Projeto P -NB -74 R.
Enfim, em 1957, foi criado o IBAPE, uma resultante de todo o processo que vinha se desenrolando nos últimos anos, desembocando na realização, no ano de 1974, pelo IBAPE, do primeiro Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (COBREAP) que tinha periodicidade trienal e atualmente é realizado a cada dois anos, completando 35 anos em 2009, quando será realizada sua XV edição, na cidade de São Paulo.
Além de sediar a Junta diretoria Diretiva da UPAV, o IBAPE possui representatividade internacional em todas as entidades mundiais de avaliações, com destaque para aquelas que cuidam das normas técnicas, cuja importância e atuação, resultará na promoção, no final deste ano, na cidade de Brasília, do 2° Congresso Mundial de Avaliações.
Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494
-Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030 (31)99180-8338