O conceito de shopping resort

Publicado em 11 de março de 2018

Muito se tem falado e discutido sobre o futuro dos shoppings centers, especialmente em função do incremento do comércio eletrônico, o que tem levado a uma verdadeira reinvenção, sendo uma das novidades o conceito de “shopping resort”, que busca transformar esses centros comerciais em espaços de lazer e entretenimento, onde, secundariamente, também se faz compras.

Com isto são criadas novas áreas de lazer com design diferenciado, ampliando as ofertas de opções de entretenimento e lazer, oferecendo assim experiências sensoriais únicas ao proporcionar espaços diferenciados para prática de atividades esportivas, apresentações culturais, sociais, descanso, entre outros, mas sem deixar de apresentar novidades diárias, o que confere aos novos empreendimentos uma dinâmica própria.

Embora a aplicação deste conceito tenha crescido exponencialmente nos shoppings brasileiros nos últimos anos, onde tem se verificado a ampliação do leque de serviços prestados dentro dos centros de compras, bem como o oferecimento de espaços culturais, academias, pequenos brinquedos para crianças e até mesmo co-workings, o investimento no Brasil ainda é incipiente quando comparado com as demais experiências espalhadas pelo mundo.

Na Europa, os principais investimentos em “shoppings resorts” são encontrados na Espanha, estando situados em Saragoça, Valência, Torremolinos, Vigo e Palma de Maiorca. O maior deles, denominado Puerto Venecia, localizado em Saragoça, possui uma área de 206 mil metros quadrados, contando com um lago para passeios de barco, uma zona para escalada, além de outras atividades esportivas, que conferiu ao modelo proposto tamanho sucesso que o fundo que o administra expandiu suas operações para Portugal, ao adquirir o Dolce Vita Tejo.

À semelhança dos empreendimentos espanhóis, os investidores têm promovido uma reforma neste shopping português, com a completa remodelação de seu espaço, implantando um arrojado projeto de paisagismo, com 40 palmeiras e mais de 60 vasos antúrios, além da criação de um work hub, que é um espaço de co-working com todas as comodidades para trabalhar, estudar ou simplesmente recarregar as baterias.

Entre as propostas mais extravagantes, destacam-se os expoentes de Dubai, onde se tem desde um shopping ao lado de parque de diversões, como o complexo da Ferrari, até um parque de neve coberto, com resort de esqui, como no Mall of Emirates, que ainda conta com um enorme centro de entretenimento indoor para crianças e jovens adultos, com centenas de opções de máquinas de diversão de estilo arcade, simuladores, carros pareados, piscina, boliche e muito mais, além do Centro de Teatro e Artes da Comunidade de Dubai (DUCTAC), dotado de galerias de casas de artes, salas de aula, estúdios, escola de música, biblioteca e galeria de artes visuais de alta especificação.

Já em Guangzhou, na China, foi erguido até mesmo um zoológico, que abriga um parque aquático dentro de um shopping, onde são encontradas dezenas de espécies, dentre elas dois ursos polares, morsas e lobos do Ártico, não obstante esta experiência sofrer inúmeras críticas em razão das condições a qual estão submetidos os animais, que confere ao lugar o desagradável título de zoológico mais triste do mundo, existindo inclusive uma petição proposta pela associação animal asiática pedindo o seu fechamento.

Independente das críticas, o objetivo desse novo conceito é redefinir o papel dos shoppings centers dentro do contexto urbano, se apresentando não somente como um centro comercial, mas também um centro de convivência, à medida que proporciona cada vez mais e melhores experiências aos seus visitantes. Dessa forma, a tendência é que este espaço se torne cada vez mais convidativo, aumentando não só o número de pessoas que visitam os estabelecimentos, como o tempo de permanência de cada uma delas, o que seguramente criará uma maior predisposição para realizar compras ou outro tipo de atividade nestes espaços.

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030 (31)99180-8338

^